Marco Speziali
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, na última quinta-feira (29/08), uma reunião com foco na revitalização e reutilização de escolas fechadas em São Gonçalo, buscando ampliar a oferta de vagas educacionais no município. Nos últimos anos, cerca de 20 escolas estaduais foram desativadas, agravando a carência de vagas na região.
O encontro, que é parte de um inquérito civil em andamento, reuniu as promotoras de Justiça Bianca Mota, Fernanda Louise e Daniele Carvalho, junto com representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), da Secretaria Municipal de Educação (Semed/SG) e de outras entidades ligadas à educação. O objetivo central foi discutir soluções para o impacto negativo do fechamento de escolas, além de avaliar os indicadores preocupantes da educação na cidade, conforme demonstrado pelos resultados do Ideb.
Durante a reunião, foram apresentados os esforços das secretarias para reverter o cenário, como a abertura de novas vagas e a necessidade de convocar mais professores concursados. A Secretaria Municipal de Educação se comprometeu a enviar, até dezembro, um relatório detalhado sobre as convocações de 2024 e a previsão de ampliação de vagas para 2025. Além disso, foi discutida a possível realização de um seminário proposto pelo Conselho Municipal de Educação (CME) para combater a evasão escolar.
O prazo para envio das informações sobre as novas vagas e convocações foi estabelecido até 12 de dezembro de 2024, reforçando o compromisso das instituições com a melhoria da educação em São Gonçalo.